24 de outubro de 2008

1984 (ou como o Orwell não era um gajo tão original quanto isso)*

*quem não está familiarizado com essa brilhante obra que é o 1984 , que o vá ler que só tem a ganhar!

ora comecemos por Orwell... sou uma fã confessa do 1984 (e do animal farm mas esse, para este post, não risca nada). sempre achei que era um livro emblemático e definitivamente progressista para a época em que foi publicado (1949).

mas, depois de um mês a viver no uk.... orwell, meu caro... já percebo de onde vieram as tuas ideias.

ora esta malta que não tem nem quer ter bilhetes de identidade (a rainha anunciou a introdução deste "método de controlo" em 2005 mas só vão começar a ser emitidos para o ano - decisão que levantou os ânimos e originou uma onda de protestos), tem câmaras em cada esquina, em cada rua, loja, transporte público, edifício, a plaquinha da CCTV lá está, a marcar a sua presença e a relembrar a tudo e todos que estão a ser observados (uma espécie de "sorria, estamos a vê-lo a comprar essa garrafa de rum e um pacote de pensos higiénicos").


e, estes tipos que não querem ser "controlados", têm umas formas geniais de o demonstrar. senão vejamos:

ocasião: tive de abrir uma conta no banco (depois de um mês de resistência)
cenário: depois de ter ido à sucursal errada ("sorry, international students accounts are only handdled in the branch X"), acerto com a sucursal e é-me dada para as mãos uma pasta com dois livrinhos que, segundo a senhora, tenho de preencher enquanto espero. e eis perguntas tão simples e "rotineiras" como "de onde vem o dinheiro com que vai abrir a conta?", "os próximos depósitos que proveniência terão?", "quanto dinheiro espera movimentar nesta conta durante o espaço de um ano?"... faltou apenas perguntarem-me se gostava de soutiens com ou sem almofadinhas e se quando era pequena a minha mãe me amamentou até ao primeiro ano.

mas lá preencho tudinho. sou chamada e comento com a gestora de conta que estava a tentar não abrir uma conta cá ao que ela se ri e diz "in the uk? impossible to live without an uk account". a senhora informa-me então dos meus deveres para com o banco e diz-me para voltar no dia seguinte, para me abrir então a conta.
e perguntam vocês, mas não foi na hora? não. não foi na hora. mais, sou ainda informada que, como sou estudante internacional, tenho de iniciar a conta com o dobro do dinheiro necessário do que se fosse inglesa. ou seja, por exemplo, em portugal precisamos de 100 euros para abrir uma conta... imaginem que eu aqui precisaria de 200 (que não é o valor... nem de perto nem de longe! lol) mas não preciso de dinheiro para abrir uma conta... apenas para a activar.

parece um contra-senso? parece. mas segundo os senhores não... ora vejamos.... eu abri uma conta sim senhora. já tenho um número atribuído e tudo. mas, para que esta esteja "activa", ou seja, para que possa fazer movimentações de dinheiro, preciso de lá por dinheiro E AINDA... de ligar/mandar sms/passar pela gestora a avisá-la de que o fiz. senão ela não me manda um cartão de débito.

ok... mas podiam ser só os bancos, certo? errado... senão vejamos: próxima paragem, british library.

ocasião: fazer-me "leitora" da biblioteca (vulgo arranjar o cartãozinho para entrar - sim que para entrar nas salas de leitura/chegar aos livros, é preciso um cartão)
cenário: british library, com 14 milhões de livros e muitos milhares doutras delícias do género (isto depois de ter aberto a minha carteira à entrada e ter deixado o senhor segurança olhar lá para dentro - para a próxima meto lá uma máscara sado-maso ou coisa do género)

ora chego e digo à menina que me quero fazer leitora. pergunta ela "para quê?" resposta óbvia "to see the books!". pergunta-me se tenho documentos comigo. respondo que sim. ok, diz ela, então vá ali para aqueles computadores e procure na nossa base de dados os livros que quer procurar. faça uma lista com os títulos e com os números das prateleiras e volte aqui.
ai o camandro, penso eu, então não vou poder ver tudo? então e se eu quiser livros diferentes!?
bom, mas lá fui pesquisar "uns três", como ela me disse.

volto à menina que me manda para outro pc fazer o registo como nova leitora. e o que me pergunta o pc? pois como me chamo, sim senhora, pergunta. mas também me pergunta quais os propósitos da minha visita (estive tentada a responder "quero aprender a fazer bombas caseiras"), qual a minha universidade, o que andava lá a fazer, quando começou e quando vai acabar o meu tempo por lá, etc etc etc... depois deu-me um número e mandou-me esperar.
um senhor chama-me, tira-me uma foto e pergunta-me pelos livros que eu queria ver. e lá percebi, aquilo é para guiarem as pessoas directamente aos departamentos que lhes interessam e explicarem os códigos que aparecem. menos mal!

explica-me ainda ele... "quando cá vier, tem de descer até ao bengaleiro e deixar os casacos lá. se vier com mochila ou carteira, tem uns cacifos onde pode deixar tudo. tem lápis?" pergunta idiota, pensam vocês... mas não! porque, explica-me ele, "na british library não podem entrar canetas! apenas lápis e computadores portáteis". devo ter feito uma cara assustada porque ele acrescentou logo em seguida "não se preocupe, temos uns sacos de plástico junto aos cacifos para que possa levar tudo consigo para cima!". ah bom, pensei eu, se têm sacos plásticos fico bem mais descansada!

portanto, só com estes exemplos... orwell meu caro... não foi precisa muita imaginação para a mania da perseguição/controlo/observação...

estes ingleses dão cabo de mim (e aposto que os gajos que vêm a cctv aqui da residência já sabem o meu tamanho de calças e tudo!)

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabes qual é o problema? Nascemos em 1983 amiga!É por isso que estás a ser perseguida. E tu tens ar de sul americana, bem sabes. Para não dizer iraquiana ou paquistanesa, bem próxima do Osaminha! Se fosse eu, branquelas sardenta, com certeza que não me faziam essas perguntas todas. Mas lá estarei em Dezembro para testar essa situação. Levo um lápis, prometo.


Esses ingleses são loucos!

V.

indigo des urtigues disse...

Esse controle em tudo é um pouco assustador!!:S

Valha-nos ainda alguma leveza na forma de estar tuga..rsrsr

Beijo

Anónimo disse...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOL!!!

Bom...parti-me a rir! Sabes que eu já tinha pensado nisso...É mesmo o país do "Big Brother". "Miss Miss don´l leave your bag unattended!!!!". Sim estava a uns miseráveis 3 mm de mim, para tirar uma fotografia no British Museum. Que paranóia!!! E o "MIND THE GAP!!!MIND DA GAP!!! MIND DA GAP!!!" ---> Brada os Céus!!!
Aqui em Hong Kong...também são um bocadinho assim...ou não fossem ex-Brits..mas são mais "levezinhos" ;)!

É mesmo de Britânico ser Control Freak...mas bem sabemos de onde vêm os Holligans também. Têm que ter regras os sacanas porque quando bebem, quebra-se logo o vernizinhos, ou melhor o "polish"mento.

Muitos Beijos com Saudades!

ex.M. ;)