31 de outubro de 2008

pormenores de londres

o "olho"

render da guarda em Horse Guards Parade

mercado de notting hill

carros de gelados
jardins da tate modern

(a propósito, ontem à noite vi raposas aqui perto de casa)

28 de outubro de 2008

batem leve levemente

e foi mesmo assim que eu olhei para fora da janela e vi... que estava a NEVAR!!!! sim, já sei, tenho 25 anos e pareço uma miúda mas nunca tinha visto nevar. neve só na serra da estrela e no chão. mas aqui.... aqui que até nem costuma nevar.... olho para fora da janela quando deixo de ouvir a chuva e o que vejo? flocos brancos e flutuantes.

já fui meter o nariz na rua duas vezes, já escorreguei e liguei a toda a gente que o meu saldo permitiu.

tá a nevar.... :D


Discover Dean Martin!

27 de outubro de 2008

"não compreendo porque nos perdemos se a cada passo te encontro"

"Amo-te tanto que te não sei amar, amo tanto o teu corpo e o que em ti não é o teu corpo que não compreendo porque nos perdemos se a cada passo te encontro, se sempre ao beijar-te beijei mais do que a carne de que és feita, se o nosso casamento definhou de mocidade como outros de velhice, se depois de ti a minha solidão incha do teu cheiro, do entusiasmo dos teus projectos e do redondo das tuas nádegas, se sufoco da ternura de que não consigo falar, aqui neste momento, amor, me despeço e te chamo sabendo que não virás e desejando que venhas do mesmo modo que, como diz Molero, um cego espera os olhos que encomendou pelo correio."

* António Lobo Antunes,
in Memória de Elefante,
publicações Dom Quixote
leituras passadas que me surpreendem quando menos espero

24 de outubro de 2008

1984 (ou como o Orwell não era um gajo tão original quanto isso)*

*quem não está familiarizado com essa brilhante obra que é o 1984 , que o vá ler que só tem a ganhar!

ora comecemos por Orwell... sou uma fã confessa do 1984 (e do animal farm mas esse, para este post, não risca nada). sempre achei que era um livro emblemático e definitivamente progressista para a época em que foi publicado (1949).

mas, depois de um mês a viver no uk.... orwell, meu caro... já percebo de onde vieram as tuas ideias.

ora esta malta que não tem nem quer ter bilhetes de identidade (a rainha anunciou a introdução deste "método de controlo" em 2005 mas só vão começar a ser emitidos para o ano - decisão que levantou os ânimos e originou uma onda de protestos), tem câmaras em cada esquina, em cada rua, loja, transporte público, edifício, a plaquinha da CCTV lá está, a marcar a sua presença e a relembrar a tudo e todos que estão a ser observados (uma espécie de "sorria, estamos a vê-lo a comprar essa garrafa de rum e um pacote de pensos higiénicos").


e, estes tipos que não querem ser "controlados", têm umas formas geniais de o demonstrar. senão vejamos:

ocasião: tive de abrir uma conta no banco (depois de um mês de resistência)
cenário: depois de ter ido à sucursal errada ("sorry, international students accounts are only handdled in the branch X"), acerto com a sucursal e é-me dada para as mãos uma pasta com dois livrinhos que, segundo a senhora, tenho de preencher enquanto espero. e eis perguntas tão simples e "rotineiras" como "de onde vem o dinheiro com que vai abrir a conta?", "os próximos depósitos que proveniência terão?", "quanto dinheiro espera movimentar nesta conta durante o espaço de um ano?"... faltou apenas perguntarem-me se gostava de soutiens com ou sem almofadinhas e se quando era pequena a minha mãe me amamentou até ao primeiro ano.

mas lá preencho tudinho. sou chamada e comento com a gestora de conta que estava a tentar não abrir uma conta cá ao que ela se ri e diz "in the uk? impossible to live without an uk account". a senhora informa-me então dos meus deveres para com o banco e diz-me para voltar no dia seguinte, para me abrir então a conta.
e perguntam vocês, mas não foi na hora? não. não foi na hora. mais, sou ainda informada que, como sou estudante internacional, tenho de iniciar a conta com o dobro do dinheiro necessário do que se fosse inglesa. ou seja, por exemplo, em portugal precisamos de 100 euros para abrir uma conta... imaginem que eu aqui precisaria de 200 (que não é o valor... nem de perto nem de longe! lol) mas não preciso de dinheiro para abrir uma conta... apenas para a activar.

parece um contra-senso? parece. mas segundo os senhores não... ora vejamos.... eu abri uma conta sim senhora. já tenho um número atribuído e tudo. mas, para que esta esteja "activa", ou seja, para que possa fazer movimentações de dinheiro, preciso de lá por dinheiro E AINDA... de ligar/mandar sms/passar pela gestora a avisá-la de que o fiz. senão ela não me manda um cartão de débito.

ok... mas podiam ser só os bancos, certo? errado... senão vejamos: próxima paragem, british library.

ocasião: fazer-me "leitora" da biblioteca (vulgo arranjar o cartãozinho para entrar - sim que para entrar nas salas de leitura/chegar aos livros, é preciso um cartão)
cenário: british library, com 14 milhões de livros e muitos milhares doutras delícias do género (isto depois de ter aberto a minha carteira à entrada e ter deixado o senhor segurança olhar lá para dentro - para a próxima meto lá uma máscara sado-maso ou coisa do género)

ora chego e digo à menina que me quero fazer leitora. pergunta ela "para quê?" resposta óbvia "to see the books!". pergunta-me se tenho documentos comigo. respondo que sim. ok, diz ela, então vá ali para aqueles computadores e procure na nossa base de dados os livros que quer procurar. faça uma lista com os títulos e com os números das prateleiras e volte aqui.
ai o camandro, penso eu, então não vou poder ver tudo? então e se eu quiser livros diferentes!?
bom, mas lá fui pesquisar "uns três", como ela me disse.

volto à menina que me manda para outro pc fazer o registo como nova leitora. e o que me pergunta o pc? pois como me chamo, sim senhora, pergunta. mas também me pergunta quais os propósitos da minha visita (estive tentada a responder "quero aprender a fazer bombas caseiras"), qual a minha universidade, o que andava lá a fazer, quando começou e quando vai acabar o meu tempo por lá, etc etc etc... depois deu-me um número e mandou-me esperar.
um senhor chama-me, tira-me uma foto e pergunta-me pelos livros que eu queria ver. e lá percebi, aquilo é para guiarem as pessoas directamente aos departamentos que lhes interessam e explicarem os códigos que aparecem. menos mal!

explica-me ainda ele... "quando cá vier, tem de descer até ao bengaleiro e deixar os casacos lá. se vier com mochila ou carteira, tem uns cacifos onde pode deixar tudo. tem lápis?" pergunta idiota, pensam vocês... mas não! porque, explica-me ele, "na british library não podem entrar canetas! apenas lápis e computadores portáteis". devo ter feito uma cara assustada porque ele acrescentou logo em seguida "não se preocupe, temos uns sacos de plástico junto aos cacifos para que possa levar tudo consigo para cima!". ah bom, pensei eu, se têm sacos plásticos fico bem mais descansada!

portanto, só com estes exemplos... orwell meu caro... não foi precisa muita imaginação para a mania da perseguição/controlo/observação...

estes ingleses dão cabo de mim (e aposto que os gajos que vêm a cctv aqui da residência já sabem o meu tamanho de calças e tudo!)

16 de outubro de 2008

Hyde Park, esquilos e Outono




hoje foi dia de passeio (é o que dá ter visitas por perto). Hyde Park e os esquilos (confesso que, a primeira vez que vi um esquilo em Londres foi até perto da minha universidade e fiquei tão histérica que não sabia se havia de ir à aula se fotografar o esquilo - escolhi a aula... já estava atrasada e eles aqui não brincam em serviço!).

uma coisa que me maravilha aqui é o outono... e eu que nunca gostei de estações intermédias, descubro que gosto muito do outono aqui em londres (há quem diga que é porque antecipo um inverno gelado). mas aqui o outono é mesmo outono. está fresquinho mas não propriamente frio e as árvores têm tantas tonalidades quanto o espectro permite.
em portugal nunca gosto do outono... ainda está muito calor para casacos e a oportunidade de "chutar-folhas-pelo-chão-enquanto-caminho-despreocupadamente-pela-rua" verifica-se,no máximo, durante uma semana. aqui temos relvados de folhas caídas (podem-se até ver as folhas a cair calmamente) e passeios de folhas e ruas de folhas e isto apesar de haver senhores a recolhe-las quase todos os dias...


ainda não consegui que os senhores esquilos me viessem comer à mão mas da próxima vez levo uma noz a ver se seduzo algum... (as más línguas dizem que não são só os touros que têm aversão ao vermelho. eu digo que estava smashing!)

6 de outubro de 2008

nos ouvidos...

enquanto o domingo passa, cinzento e outonal, enquanto cheiro a roupa lavada e quente ainda...


Discover Cocoon!

29 de setembro de 2008

cookies

o meu bloco de apartamentos cheira a bolos.e não é como o outro que é mais bolos. cheira mesmo a massa e a canela e a doce. por baixo do bloco de apartamentos B (o meu), há um Tesco Express (muito útil quando às 10 da noite nos lembramos que ainda não temos sal) com pastelaria própria. isso quer dizer que, logo pela manhã, já dentro do elevador, já se cheira pão fresco (que apesar de ser muito mau cheira ao mesmo que o nosso) e depois, à hora de almoço, cheira já a açúcar derretido e a canela, abrindo o apetite para dentadas mais gulosas.

e depois o quarto, com a janela a pedir sol e luz e a cidade que me puxa a conhecê-la...

grab a cookie and go

26 de setembro de 2008

esta manhã

esta manhã, estava sol quando acordei.... e, o dia que se suspeita bom, acabou de melhorar!

Discover Róisín Murphy!

24 de setembro de 2008

ah e tal, cheguei!

sim, cheguei! não foi hoje mas também não interessa nada que o importante é que já cá estou e já tenho tecto.

sim, é verdade! a saga teve finalmente um fim e, parece-me, que satisfatório.

esta é a pracinha de onde apanho o bus para tudo o que é sítio (e acreditem que, nos últimos dias, tenho andado mais de bus que em cinco anos no porto!!!)o meu poiso é nessa rua da direita, no cruzamento. mesmo a seguir a esses telhados (o senhor não tinha uma lente boa o suficiente para o meu poiso :p)

mais notícias sobre eu estar a babar com a universidade, é só ligarem os telejornais. decerto que as inundações já são notícia ;)

22 de setembro de 2008

Go!

daqui a umas horas já estarei em londres... e depois.... depois não sei mas será muito bom de certeza absoluta!

i'll keep you posted! ;)

20 de setembro de 2008

Set...

a mala está mais ou menos feita... digo mais ou menos porque entre pesagens e mudanças de sítios da dita e de coisas e coisinhas que afinal ficaram de fora da mala e têm de se levar e de outras que vão, definitivamente ficar por cá, já passaram umas duas horas e ainda sinto que me vou esquecer de qualquer coisa importantíssima....

como uma web cam e uma cafeteira (eu sabia que me tinha esquecido de algo importante!!!)

já tenho saudadinhas...
espero-vos por lá!

19 de setembro de 2008

Ready.....

ora então em londres estão os módicos valores de 17/18 graus de temperatura... coisa "simpática" se considerarmos que os últimos dias em portugal são de VERÃO!!!

já estou mesmo a ver... primeira semana, procura de casa e constipação à minha espera...
sim, ainda estou à procura de casa... e sublinho o ainda... já me disseram que as estações de metro são sítios simpáticos para tirar uma soneca enquanto nos abrigamos da chuva :p

a mala já está aberta no meio do quarto, rodeada de montinhos de roupa que, supostamente, vão entrar lá para dentro...

e pronto... já está quase tudo pronto... últimas despedidas e aí vou eu...

(tá quaaaaaaase!!!!!!)

14 de setembro de 2008

apertos


e já só falta uma semana... o estômago começa a embrulhar-se na vertigem da partida. os jantares foram feitos... as despedidas também... ainda não há tecto em terras londrinas mas a data está marcada e portanto há que fazer as malas...

acho que me faltam umas galochas!

19 de agosto de 2008

dragões há muitos!

interrompendo a busca de um tecto em terras de sua majestade, fui ver dragões por lisboa (a prova de que dragões há muitos e de que não estão todos a norte).



nunca tinha ido ao oceanário, confesso... mea culpa, eu sei... mas aproveito estes dias de férias "forçadas" para colmatar todas essas faltas.
pelo oceanário lá estavam o eusébio e a amália conquistando fotografias e vídeos caseiros (que um dia ninguém terá paciência para ver). muita criança e muito bebé a achar mais fascinante as grades e o espaço para correr que propriamente a peixarada (havia até quem gritasse de terror ante o peixe-lua).

para rematar, um passeio de teleférico para completar o papel de turista que nunca veio a lisboa.

acho que só me faltam 450 pontos turísticos em lisboa para completar a ronda ;)

11 de agosto de 2008

cha cha cha cha changing

primeira mudança finalizada (pelo menos oficialmente!).

eu já devia estar habituada a tantas mudanças. a atirar com as tralhas para trás das costas e preparar-me para assentar arraiais noutras paragens... mas, novamente, admiro-me com a quantidade de tralha que uma pessoa acumula. e, desta vez, foram "só" dois anos!

e agora preparo-me para o grande salto. de olhos bem abertos, preparo-me para a grande mudança.

mas, por enquanto, agosto arrasta-se (pouco calorento) pelos dias que me faltam por cá...


Discover David Bowie!

28 de julho de 2008

countdown

os dias começam a acelerar.... e eu começo a acreditar que isto vai mesmo acontecer (apesar de já saber que sim)...

esta semana começa o countdown. portanto, não há música mais apropriada que esta...


Discover Europe!

22 de julho de 2008

róisin

porque esta senhora me faz dançar e invejar o estilo dela em palco...

(e sim, eu usaria tudo o que ela usou no concerto e, se tivesse coragem, da mesma forma que ela usou!)




3 de julho de 2008

introducing.... london

agora que a poeira começa a assentar e que já me parece mais real que vou estar de visita aos país de sua alteza real por algum tempo (há quem diga que é pouco tempo, há quem diga que é uma enormidade de tempo que vai passar muito lentamente), há algo que tenho de ter sempre em mente....


24 de abril de 2008

love songs II

(só para se ir ouvindo a música também... ;)

love songs




Your Love Song Is



Sitting, Waiting, Wishing by Jack Johnson



"Maybe you've been through this before

But it's my first time so please ignore

The next few lines cause they're directed at you

I can't always be waiting, waiting on you

I can't always be playing, playing your fool"



You've been waiting for love, and you're not going to wait any longer!

22 de abril de 2008

ficam-se os anéis, vêm outros dedos

apesar de não te conhecer...

algo que se encosta, se imprime de encontro ao peito. com força. incontornável, algo que me força as costelas.

procuro movimentos comuns. as mãos na água, tornando-as ásperas. inaptas para qualquer gesto afectivo. a água quente sobre as mãos, deixando-as vermelhas de temperatura. os pulsos relaxando, deixando os dedos mais livres para dançar no ar, tecendo frases inteiras, usando os aros das letras como anéis. jóias de família que passaram de geração em geração. toda uma vida exposta nos dedos. anéis que ficam deixando marcas do tempo. noutras mãos, noutros dedos, uma história que não pára de crescer.

curioso como a escrita chega até mim.

19 de fevereiro de 2008

neutral


How evil are you?


então sou neutra... tipo bege ou cinzento? hummm.... interesting...... or maybe not ;)

15 de janeiro de 2008

ebay day ou a concretização do divórcio

após momentos de decepção, a dura realidade que é vermos as nossas expectativas, alimentadas por minutos, horas, dias, meses incontáveis de conversação, caírem por terra...

após gargalhadas e lágrimas, amizades e discussões, depois de anos de convívio, peço o divórcio. não foi uma decisão fácil. não foi uma decisão muito pensada, confesso. foi impulsiva até. mas, agora que olho para trás, vejo que os sinais estavam lá. estiveram sempre lá...

afinal de contas, as pessoas mudam... e, aprendi eu, a nokia também. portanto, ao fim de 8 anos de relação (caramba, agora que penso nisso, foi a relação mais duradoura que já tive!!) peço o divórcio. o meu querido nokia (já o quarto espécime) não estava realmente, ao fim de apenas um ano e meio, a corresponder às expectativas que eu tinha para ele. ele eram conversas que ficavam a meio, mensagens que não partiam, que não chegavam... enfim, todo um complot extremamente machista e castrador cujo objectivo, especulo eu, seria isolar-me do mundo e ter-me só para ele.

eu compreendo, sério que compreendo. eu também me quereria só para mim. mas como não sou pessoa de amarras castradoras e do que eu gosto é de falar e comunicar por aí e por acolá, deixei o meu nokinha e vivo agora uma paixão louca e quase assolapada por um samsung. sol de pouca dura, dirão alguns... mas estava realmente a precisar de uma mudança...

já sei que o meu nokinha ficou cheio de ciúmes quando o viu e se viu obrigado a entregar-lhe o meu SIM... mais esguio, mais leve, com um ar fresco e bem maneirinho, nem que o nokinha treinasse todos os dias no ginásio lhe chegaria ao cartão de memória!

portanto, ladies and gentleman, na sua apresentação à sociedade, aí está... o meu brand new (or almost)... u700 ( "u" é de prolongada admiração ;p)


e sim, este foi um ebay day até porque o u700 veio por lá (num leilão fantástico em 4 minutos, pura adrenalina).

mas, não foi um ebay day unicamente por causa do U... não... como bónus, hoje todos os vendedores do ebay decidiram mandar as paneleirices que temos comprado ao longo destes últimos dias. mas a melhor (tirando o U, claro) foi a shoebox do sexo e a cidade. uma verdadeira delícia, pechincha, maravilha que posso riscar da minha wishlist.

portanto, nos próximos dias, se quiserem saber de mim, procurem-me num local onde tenha rede e uns manolo nos pés ;)

3 de janeiro de 2008

not waterproof


"A minha roupa de repente
ficou com o teu cheiro"

Agora é
Manuel António Pina
Poesia Reunida





pouso suavemente as mãos sobre a mesa. o tampo já um pouco áspero.
memórias doutros lugares que quisemos conhecer à exaustão.

num tempo onde havia bastante mais luz, bastante mais frio, bastante mais ruas por conhecer. dentro dum tempo onde o recorte no horizonte era algo tangível.

( Whether you fall
Means nothing at all
It's whether you get up)

hoje há memórias à solta. um aviso logo pela manhã, nas notícias. e assaltam-me realmente memórias de lugares ínfimos cobertos já por espessas heras. o resguardo dos lugares que caem por entre as falhas da memória...

da minha memória
Does it piss you off
That you're not waterproof?


2 de janeiro de 2008

1985 going on 2008

sobre o novo ano que começou (dependendo dos casos, alguns estão em 1985, outros em 2008)...



e sobre as tradicionais resoluções de ano novo, repito a dose do ano anterior (já que deu bons resultados)

3 de dezembro de 2007

look-a-like



dizem que somos aquilo que comemos, que nos parecemos com aquilo/aqueles que amamos... e eu hoje, não posso deixar de concordar.... o que também me faz reflectir sobre com quem/o que é que me pareço...

22 de novembro de 2007

"tenho orgulho orgulho em ser uma vaca"

depois desta polémica por causa da sr.ª Margarida Cordo e das suas declarações à Visão (para quem não esteve atento, a senhora afirmava que «A homossexualidade é um transtorno da identidade sexual, uma doença e tem recuperação.». toda a notícia aqui), depois do vídeo do Bruno Nogueira a comentar as declarações desta senhora...



a Tagus lembrou-se de uma nova campanha (brilhante, devo dizer!)
a Tagus decidiu, finalmente, sair do armário. assumiu-se. é verdade. eu sei... eu sei que a marca vai desiludir muitos dos seus consumidores (a mim curiosamente não, que sempre me soube a sabão) mas, finalmente, uma marca neste país assumiu-se. é verdade. a Tagus é hetero. sim. portanto, a partir de agora, não há cá misturas. a gayzada que vá beber a outras marcas (que as outras marcas agradecem). a Tagus é só pra gente hetero. aliás, como há poucos sites de engate, a Tagus leva a promoção mais além e cria um "Hi Hetero", um site assumidamente de engate heterossexual.

eu já estou a imaginar as hordes de heteros que, até hoje, sempre estiveram enclausuradas no armário, a respirar de alívio e gritar "agora sim, posso-me assumir!". eu realmente concordo. muitos amigos meus são heteros. e sempre me perguntavam "mas aonde hei-de ir para encontrar gente hetero, como eu!?" agora sei o que lhes responder...

lágrimas de felicidade correrão, cara abaixo de todos os meus amigos hetero que, finalmente, se podem manifestar... (o link na imagem)


bom, de qualquer forma, tenho uma triste notícia a dar à Tagus... expressar o orgulho de se ser como se é, não é novidade...

na rua sésamo já ensinavam isso... ou quem não se lembra da vaca que tinha.... "orgulho orgulho em ser uma vaca"!?

8 de novembro de 2007

london, madrid ou barcelona

e eu que não me consigo decidir por uma destas três cidades... londres, madrid ou barcelona. e como tomar a decisão? e como saber qual delas "a melhor"?!

uma das soluções... decidir depois de analisadas as redes de metro...

londres...

madrid...
ou barcelona...




e depois disto.... alguma sugestão? ;)

25 de outubro de 2007

quizz time

You Are Most Like Carrie!

You're quirky, flirty, and every guy's perfect first date.
But can the guy in question live up to your romantic ideal?
It's tough for you to find the right match - you're more than a little picky.
Never fear... You've got a great group of friends and a
great closet of clothes, no matter what!


Romantic prediction: You'll fall for someone this year...

Totally different from any guy you've dated.

23 de outubro de 2007

dias claros

as noites nunca longas o suficiente, quentes o suficiente.
a tua pele nunca foi tão macia como agora, debaixo dos meus dedos. e os meus olhos nunca viram tão fundo como vêem nos teus.

e tudo o que trazíamos connosco, esquecemos no momento em que, numa viagem a terras do oriente, voltámos a cheirar a caril e nas nossas mãos se misturavam os sabores e nomes que eu via enrolarem-se na língua cardamomo, gharam masala, gengibre, tamarino, açafrão e eu lia-te os lábios como se nunca tivesse aprendido a ouvir e tocava-te como se nunca tivesse aprendido a ver.

e imagens e sons que puxam o que de mais fundo existe em mim.
como se sempre tivesses sabido onde nesta casa se abrem portas e janelas.




this is the thing...
apeteces-me voltar a escrever.

17 de outubro de 2007

starting now, the wait is over



e ela que namorou com o jeff buckley, que tocou com o rufus wainwright e com o antony...

ela canta... e como canta....

8 de outubro de 2007

ah e tal... diz que é uma espécie de declaração

"ah e tal quero casar contigo"

ora pois concerteza... muito obrigada pela proposta mas eu não costumo aceitar ou sequer considerar propostas anónimas. portanto, este blog tem o seguinte a declarar:

tendo em conta a "rebaldaria" de comentários nos últimos tempos e considerando que os anónimos (exceptuando raras excepções) não se identificaram, após vários apelos, este blog deixa de aceitar, a partir de agora, comentários anónimos. desculpas à amiga .j. que não se gosta de registar (mas que sempre se identifica mas, como deves compreender cara amiga, isto assim é uma vergonha!)

sim que, ah e tal, quero casar contigo é muito lindo mas isso sem identificação, sem anel e sem joelho no chão, não é pedido em condições!

tenho dito!

4 de outubro de 2007

high point of the day

aqui. in repeat

viva la españa

hoje que é "sexta", e que me afundo em prazos e trabalhos para fazer (e não, não estou a fazer gazeta enquanto escrevo isto), já só penso no fim de semana que começa e dou por mim a ansiar por españa. e eu que nem estava entusiasmada nem seduzida com a ideia, já só penso em tirar fotos e, quem sabe, pensar um pouco no papel.... a ver se sai alguma coisa que interesse...


mas ansiosa mesmo a sério ando por isto.... doc anyone!?

28 de setembro de 2007

'cause you're a superstar


antes que o dia acabe amiga... parabéns uma vez mais. desta vez um pouco mais longe mas nunca distante! ;)

adoro-te. beijos cheios de saudades!

20 de setembro de 2007

forbidden colours

Jantáramos os dois pela primeira vez:
amizade ou amor, pouco interessava
desde que alí estivesses. O meu mundo
ia mudando à medida do teu,
a cada gesto vão da vã conversa
antes que fôssemos pIo Bairro Alto
e enfim o Lumiar, a tua casa.
Eu podia contar uma história, dizer
como aquele rosto atravessava o meu -mas não,
«nada de narrativas, nunca mais».
Apenas a certeza de estar morto
há tanto tempo, que já não me lembro
de cor nenhuma dos teus olhos. Não,
já não existe o dia nem a noite
e este silêncio deve ser talvez
a única resposta. É bem melhor
ficar à espera de que não regresses.



Fernando Pinto do Amaral
A Escada de Jacob
Assírio & Alvim






my heart has forbidden colours...

13 de setembro de 2007

escritas

na sequência de uma acesa discussão, à hora de jantar, em terras mouriscas...

sim, deixei de escrever porque dentro de mim já nada há que me peça água ou o sumo de bagos de romã...
e isso nada tem de trágico ou de cómico permanecendo única e apenas um facto do que são agora os meus dias. há outras formas de expressão... e a escrita deixou, pura e simplesmente, de ser uma delas para mim...

li este texto e lembrei-me que, um dia, também eu escrevi algo assim sobre o percurso que a escrita haveria de fazer na minha vida....


Se um jovem escritor conseguisse abster-se de escrever, não deveria hesitar em o fazer
André Gide

6 de setembro de 2007

1234

ando musical... e o mais incrível neste (além de me pôr bem disposta) é que, ao que paprece, foi gravado num só take... caso pra dizer.... FEIST!

24 de agosto de 2007

das tripas coração

Tripeiro nato

Você é um homem/mulher do Norte! Não há nada que lhe escape: que ninguém pense em abordá-lo com falinhas mansas sem um cimbalino e uma francesinha na mão! Para si, tudo o que não esteja num raio de cinco quilómetros a volta da Torre dos Clérigos é paisagem. Aprovado com distinção neste teste de Portualidade já pode ir contando com um convite para ser o rei/rainha da noite de S. João.


http://kaser.nsk.pt/puorto.htm



ai que ainda me dá uma saudade caragu! ;)

dig

às vezes só nos apetece "cavar" daqui pra fora... se neste momento o fizesse, ia ter aqui:



(coisas tão lindas que uma pessoa faz quando tem fome... bare with me... deve ser falta de oxigénio no sangue!! ;))

20 de agosto de 2007

Lourdes de Castro, "sombra projectada de claudine bury"
o quadro aqui

Esta manhã encontrei o teu nome nos meus sonhos e o teu perfume a transpirar na minha pele.
E o corpo doeu-me onde antes os teus dedos foram aves de verão e a tua boca deixou um rasto de canções.
No abrigo da noite, soubeste ser o vento na minha camisola; e eu despi-a para ti, a dar-te um coração que era o resto da vida - como um peixe respira na rede mais exausta.
Nem mesmo à despedida foram os gestos contundentes: tudo o que vem de ti é um poema.
Contudo, ao acordar, a solidão sulcara um vale nos cobertores e o meu corpo era de novo um trilho abandonado na paisagem.
Sentei-me na cama e repeti devagar o teu nome, o nome dos meus sonhos, mas as sílabas caíam no fim das palavras, a dor esgota as forças, são frios os batentes nas portas da manhã.

Maria do Rosário Pedreira.


quando remexemos em papéis e memórias há muito ocultadas pelo passar dos dias... há sempre poemas que nos esperam.

novamente, não é meu... mas não deixa de ser assim...

30 de julho de 2007

summer people

o verão chegou. nota-se nas temperaturas, no sufoco do meio dia. nas gentes meio (ou mesmo completamente) desnudas nas praias.

o tempo é de pôr o pé de molho. refrescar ideias e reboot the system.

26 de julho de 2007

ali os dois falando pouco talvez nem uma palavra

porque não tenho palavras...

e porque esta música me marcou imenso. e me faz recordar um dos melhores tempos da minha vida...





it never really entered my mind....

17 de julho de 2007

sem marcha atrás

uma nova descoberta...



mais dos donna maria aqui

o tempo mesmo agora fez a terra girar



não tenho histórias para contar.

6 de julho de 2007

2 de julho de 2007

similar minds

Advanced Global Personality Test Results
Extraversion |||||||||||||||| 66%
Stability |||||||||||||||||| 73%
Orderliness |||||||||||| 46%
Accommodation |||||||||||||| 56%
Interdependence |||||||||||| 43%
Intellectual |||||||||| 36%
Mystical |||||||||| 36%
Artistic |||||||||||||||||||| 90%
Religious |||||| 30%
Hedonism |||||||||||||| 56%
Materialism |||||||||||| 50%
Narcissism |||||||||||| 50%
Adventurousness |||||||||||||| 56%
Work ethic |||||||||||||||||||| 83%
Self absorbed |||||||||||| 43%
Conflict seeking |||||||||||||| 56%
Need to dominate |||||||||||| 50%
Romantic |||||||||||||||| 63%
Avoidant |||||||||||| 50%
Anti-authority |||||||||||||||| 70%
Wealth |||||| 23%
Dependency |||||||||||| 43%
Change averse |||||||||| 36%
Cautiousness |||||||||||| 50%
Individuality |||||||||||||||||| 76%
Sexuality |||||||||||||||||| 76%
Peter pan complex |||||||||||| 43%
Physical security |||||||||||||||||||| 90%
Physical Fitness |||||||||||||| 57%
Histrionic |||||||||||| 50%
Paranoia |||||| 23%
Vanity |||||||||||| 43%
Hypersensitivity |||||||||||||||| 63%
Indie |||||||||||| 45%
Take Free Advanced Global Personality Test
personality tests by similarminds.com

Stability results were high which suggests you are very relaxed, calm, secure, and optimistic..

Orderliness results were medium which suggests you are moderately organized, hard working, and reliable while still remaining flexible, efficient, and fun.

Extraversion results were moderately high which suggests you are, at times, overly talkative, outgoing, sociable and interacting at the expense of developing your own individual interests and internally based identity.


trait snapshot:
social, outgoing, worry free, optimistic, upbeat, tough, likes large parties, makes friends easily, rarely irritated, open, enjoys leadership, trusting, dominant, thrill seeker, strong, does not like to be alone, assertive, mind over heart, confident, controlling, feels desirable, likes the spotlight, loves food, social chameleon, hard working, concerned about others

28 de junho de 2007

quietly

não te sinto o pulsar da vida. a pele que sobra ao redor do corpo. como se minguasses para dentro de ti própria num exercício constante da limitação da vida ao essencial.

fizeste-me recordar esta música hoje. não há coincidências.
e, apesar de já aqui ter falado nela, hoje diz-me muito mais coisas...



but this time things won't be as quiet when you leave as it was when you first got here.

25 de junho de 2007

"All the pages that are blank all the songs yet to be sung"

aqui onde não tens nada a esconder, abres de par em par o peito e, de dedo em riste, apontas cada órgão pulsante numa apresentação formal das partes que te constituem.

as costelas, pulmões, coração. o esterno e a coluna vertebral. a contracção do diafragma num exercício de vida.

de regresso a casa. como se soubesse sempre os trilhos a percorrer.
ruas que ainda têm o meu cheiro, onde o verão já anda no ar, onde a tua fragrância ainda paira no ar.
ruas que reconheço de olhos fechados como que por intuição. o saber vivido, aprendido à custa de muito olhar. de ver, assim com os olhos inteiros como o casario se recorta de encontro ao azul do céu.






She has a home outside this little picture frame
You're not in it and she wants someone to blame

14 de junho de 2007

saint suze, sto antónio e são joão



ora depois de uns dias valentes em saint suze (que é como quem diz, em santa susana) em tropelias com cheirinho a verão, lá fui eu experimentar o santo antónio.

e... temos pena mas foi uma valente desilusão. só barracas de comida (onde se esperou duas horas para comer e mesmo assim com chatices à mistura) e gente a andar de um lado para o outro. para onde iam? o que procuravam? não sei. só sei que, ainda que estivessemos numa festa popular, as pessoas continuavam herméticas... a não ser um encontro imediato com portuenses e com um chico esperto que insistia em pagar cafés a toda a gente enquanto que, num ataque de chico-espertíce, tentava demonstrar que homens e mulheres não podem viver uns sem os outros (olhe que não! olhe que sim! olhe que não!!!)

mas onde estavam os meus bailaricos? a minha animação? o conhecer e falar com gente que não se conhece de parte alguma (que venham os mexicanos e os mouros!!). portanto, meu rico são joão, meu rico manjerico, meu rico martelinho!!

deixem lá o antónio de pernas pró ar e vamos mas é dar um pé ali à alfândega que junho se faz tarde...

5 de junho de 2007

caramel

tocar com a língua no céu da boca.
o doce. caramelo que se derrete lentamente. colado onde a língua toca.

noites que passam num abrir e fechar de olhos. e surpresas. olhar pela objectiva da câmara e encontrar-te tal e qual como os meus olhos te vêem...



no complains. at all.

22 de maio de 2007

This is how my heart behaves

daqui deixa-me contar-te...

que não escrevo. não escrevo mais. canetas que se esquecem por todos os cantos do meu corpo.
palavras que ainda me correm nas veias. as sílabas. os ditongos.

não escrevo mais.
moldo em barro fresco braços e pernas. ombros, pescoços.
a curva da cintura. o peito que se alarga. o osso da clavícula. o queixo. a boca a boca a boca.

textos físicos. sem espaço para orgãos internos. isolados. corpos completos. um dedo ao de leve pelas costas.

primaveras que despertam.
as primeiras ervas. dandelions....

" I’m a stem now
Pushing the drought aside
Opening up"

8 de maio de 2007

dora dorinha ou como todos os pássaros são patos menos o meu

finalmente fi-lo. e não custou tanto como eu pensava. não custou tanto quanto eu pensava...
apesar de, segundo a minha cara, todos os pássaros serem patos (muito pouco poético da sua parte, devo-lhe confessar), houve uma clara cedência no meu caso.

e portanto, no caso da dora, da dorinha, a excepção foi feita...

e cá voa ela. ainda sulcando o seu lugar, ainda nidificando por dentro.


por estes dias o calor começa a apertar e o corpo solta-se...



another constellation dies